Bilhões de usuários

Mais do que um canal de interação, as redes sociais se tornaram um veículo muito importante para quem deseja divulgar e expandir os seus negócios.

Segundo pesquisas, o número de usuários ultrapassa os 4 bilhões e cresce a cada dia.

Mais de 90% das empresas em todo o mundo utilizam este veículo para divulgar seus produtos e/ou serviços.

Mas como ocorre esse contato divulgação x usuário? Através do engajamento. Mas afinal…

O que é engajamento?

Denomina-se engajamento a interação entre o usuário e a empresa de forma positiva, resultando em um possível novo cliente.

O engajamento é uma troca, portanto, para que ele exista de fato, é tão importante a interação da empresa com o público, quanto a do público com a empresa.

Como ocorre o engajamento?

As redes sociais possuem diversas opções para que seus usuários interajam.

Toda vez que eles dão um like, postam um comentário, marcam contatos ou compartilham alguma publicação, está havendo ali um engajamento.

Agora ficou bem claro, não é? Então vamos aos 6 passos para um bom engajamento nas redes sociais:

Facebook
  1. Você sabe com quem está falando?

O primeiro passo é conhecer o seu público alvo (persona) para saber quais são as suas necessidades e como atendê-las.

Quando sabemos com quem e para quem estamos falando, fica mais fácil atingir os nossos objetivos, pois temos a oportunidade de falar a mesma língua

2- Fale de igual pra igual

Esqueça aqueles velhos padrões; você está no mundo virtual, onde a formalidade deve ser deixada de lado. O tratamento empresa x usuário nas redes sociais deve ser de amizade e descontração, porém sem exageros.

Lembre-se: o respeito é fundamental e a simpatia essencial.

3- Faça publicações periodicamente

A periodicidade das postagens é muito importante para um bom engajamento e deve ser planejada e organizada.

Monte uma estratégia para que as publicações sejam bem distribuídas ao longo da semana com dias e horários pré-definidos.

Nunca poste muito material em curto período e nem fique um longo período sem postar.

Instagram

4- Interaja com os usuários

O atendimento é um dos fatores mais importantes para qualquer negócio, por isto, ele deve ser impecável e você deve estar o mais presente possível.

Responda aos usuários com rapidez , seja simpático e o mais interativo que puder.

5- Poste Conteúdo Relevante e de Qualidade

Antes de publicar, analise se aquele conteúdo é relevante para o seu público alvo.

O material deve ser claro e objetivo. Muitas pessoas desistem de ler algumas postagens por serem muito extensas ou por conterem poluição visual.

Erros de português são inadmissíeis, pois acabam com a imagem de qualquer negócio. QUALIDADE é tudo!

6- Acompanhe e compare os resultados

Tão importante quanto implementar uma estratégia de negócios para as redes sociais é acompanhar e comparar os resultados.

Quem não acompanha a evolução da empresa pode ter surpresas muito desagradáveis e irreparáveis ao longo do percurso. Então acompanhe, compare e conclua. Descubra onde está errando e conserte. Veja onde está acertando e prossiga, mas sempre procurando melhorar.

Destaque seu negócio!

Conclusão

Seja qual for o seu ramo de negócios, não meça esforços na hora de investir. Caso ache necessário, contrate um profissional de Marketing Digital para lhe dar aquela força.

Aposte em toda e qualquer forma de aprendizagem; se possível faça cursos. A internet oferece um arsenal de informações e cursos para todas as áreas do marketing.

Vários destes cursos tem preços bem acessíveis; alguns até gratuitos e você só vai precisar de tempo e dedicação.

 Seja lá qual for a sua escolha, lembre-se sempre que quanto mais investir no seu negócio, mais chances terá de decolar.

Sobre o Autor

Débora Cruz
Débora Cruz

Fascinada pelo mundo da leitura e da escrita, desde criança os livros eram meus brinquedos preferidos. Sempre buscando fontes de conhecimento, descobri o Marketing Digital e me especializei em Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Escrever de forma simples, clara e objetiva para qualquer perfil de leitor é o meu desafio. Além de Redatora Web, sou funcionária pública no setor contábil e faço faculdade de MARKETING DIGITAL.

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