Estamos na Era Digital e Trabalhar online nunca foi tão comum como nos dias de hoje. Os motivos são vários, entre eles:
- Flexibilidade de horário;
- Ser o próprio patrão;
- Comodidade;
- Autonomia;
- Pouco (ou nenhum) investimento;
- Ter mais tempo com a família
Entre outros.
- Escolha o produto ou serviço que seja a sua cara:
- 2- Invista em aprendizado:
- 3- Conheça o seu público-alvo:
- 4 – Cumpra o prometido
- 5- Estude e planeje a logística:
- 6- Ofereça atendimento diferenciado:
- 7- Capriche na criação do seu site:
- 8- Ofereça diversas opções de pagamento:
- 9- Fidelize o cliente:
- 10- Toda vez que você pensar no seu possível cliente, se coloque no lugar dele e ofereça a ele exatamente o que você gostaria que a empresa oferecesse para você.
Existem diversas formas de ganhar dinheiro online e uma delas é o E-commerce, também chamado de Comércio Eletrônico.
Por incrível que pareça, muita gente começa um negócio sem nenhum ponto de partida, contando apenas com a sorte.
Para que você que é marinheiro de primeira viagem, daremos algumas dicas fundamentais para começar um negócio, válidas também para quem já está na ativa, mas precisa de um empurrãozinho.
Escolha o produto ou serviço que seja a sua cara:
A primeira dica é optar por algo que você realmente goste e que entenda ou que se proponha a conhecer.
Esse é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio.
2- Invista em aprendizado:
Dominar o nicho do seu negócio é fundamental para o seu sucesso, portanto, não meça esforços quando o assunto for APRENDER.
Pesquise sobre cursos que possam te preparar para iniciar com maior domínio e segurança.
3- Conheça o seu público-alvo:
Em linguagem técnica, você deve conhecer as dores da sua persona, o que significa descobrir o que o consumidor necessita e ter aquilo que ele deseja para satisfazer suas necessidades.
4 – Cumpra o prometido
Planeje suas ações e estude todas as possibilidades e seus resultados. Em hipótese alguma ofereça vantagens ou benefícios que não estejam ao seu alcance, pois uma vez não cumpridas, a reputação do seu negócio ficará manchada para sempre, o que provavelmente resultará na perda do cliente.
5- Estude e planeje a logística:
Um grande problema de quem vende online é entregar. Um pequeno atraso e a reputação da empresa vai por água abaixo!
Uma boa dica é oferecer um prazo maior, para que se consiga surpreender o cliente com a entrega antes do tempo estipulado. Isso gera créditos para sua empresa e o cliente fica satisfeito, o que possivelmente resultará no chamado marketing boca a boca e possíveis novos clientes.
6- Ofereça atendimento diferenciado:
O atendimento é peça fundamental para qualquer negócio. Quantas vezes você comprou algo desnecessário, simplesmente pela excelência no atendimento?
Pois é, um bom atendimento é o primeiro passo para o sucesso, da mesma forma que um mau atendimento pode arruinar o seu negócio.
Não adianta oferecer produtos ou serviços de qualidade, se o atendimento deixar a desejar.
7- Capriche na criação do seu site:
Assim como uma loja física, a sua loja virtual deve ser organizada e atraente. Lembre-se do velho ditado: “A primeira impressão é a que fica!”
Imagine-se entrando em uma loja desorganizada, onde você tem dificuldade em encontrar o que precisa. O que você faz? Provavelmente vai embora e não volta mais.
8- Ofereça diversas opções de pagamento:
Hoje existem várias formas de pagamento e você deve disponibilizar o máximo possível, pois além de não perder vendas por falta de opções, ainda satisfaz as necessidades do cliente, que tende a voltar e a influenciar futuros clientes.
9- Fidelize o cliente:
Quando uma empresa é bem sucedida na primeira venda, é muito provável que o cliente volte; da mesma forma que pode ocorrer o contrário.
Então, sendo positivos os resultados, procure fidelizar aquele cliente e não o perca de vista!
Estreite a relação empresa x cliente, oferecendo (na medida do possível) vantagens e/ou benefícios para compras futuras, enviando e-mails e demonstrando o quanto ele é especial, afinal, não existe empresa sem cliente! Ela precisa 100% dele para existir, o que o torna protagonista dessa história.
E pra finalizar, vou deixar aqui a dica mais valiosa de todas:
10- Toda vez que você pensar no seu possível cliente, se coloque no lugar dele e ofereça a ele exatamente o que você gostaria que a empresa oferecesse para você.
Isso mesmo! Muitos negócios não vão adiante por falta de empatia empresa x cliente, seja com relação ao atendimento, à logística ou mesmo à qualidade dos produtos ou serviços, por isso é sempre bom ter em mente que a concorrência existe e está sempre de portas abertas para receber os clientes que as demais deixaram escapar.
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