Com a chegada de setembro, milhões de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família aguardam a liberação de uma nova rodada de pagamentos. O programa, que é o maior do mundo em termos de transferência de renda, teve seus critérios de pagamento para o mês de setembro atualizados pelo Governo Federal, impactando diretamente os beneficiários.
Critérios de Pagamento Atualizados
O Bolsa Família é responsável por atender mais de 20 milhões de famílias de baixa renda, com um pagamento mínimo de R$ 600 mensais. Para ter acesso ao benefício, as famílias devem estar devidamente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Neste mês, o governo anunciou mudanças nos critérios de pagamento. De acordo com a especialista Laura Alvarenga, do FDR, o calendário de pagamentos já foi definido, com uma novidade importante: a antecipação do pagamento para beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade pública.
Antecipação dos Pagamentos
Para as famílias que vivem em áreas afetadas por desastres naturais ou outras emergências, o pagamento será liberado de forma antecipada e unificada. Essa medida visa auxiliar rapidamente os cidadãos afetados, permitindo que todos os beneficiários do município recebam o pagamento no primeiro dia útil do calendário.
Essa mudança elimina a necessidade de aguardar a data de pagamento baseada no Número de Identificação Social (NIS), acelerando o acesso ao benefício.
Calendário de Pagamentos de Setembro
Confira as datas de pagamento para o mês de setembro, de acordo com o final do NIS:
- NIS Final 1: 17 de setembro
- NIS Final 2: 18 de setembro
- NIS Final 3: 19 de setembro
- NIS Final 4: 20 de setembro
- NIS Final 5: 23 de setembro
- NIS Final 6: 24 de setembro
- NIS Final 7: 25 de setembro
- NIS Final 8: 26 de setembro
- NIS Final 9: 27 de setembro
- NIS Final 0: 30 de setembro