De acordo com a projeção da Aneel, a conta de luz dos brasileiros deve subir 5,6% em média em 2024. Esse aumento é superior à inflação prevista para o ano, que é de 3,87%.
A elevação da tarifa de energia está relacionada a dois fatores principais:
- A expansão da rede básica de energia, com leilões de linha de transmissão em 2023 e 2024, que somam R$ 60 bilhões em novos investimentos.
- O aumento dos subsídios do setor. A Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que reúne as subvenções nas tarifas de energia e é rateada pelos consumidores de todo o país, deve alcançar R$ 37,2 bilhões em 2024, um valor recorde da série histórica.
O aumento da conta de luz representa um impacto negativo no orçamento das famílias brasileiras, que já enfrentam uma alta inflação e queda na renda.
Algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir o impacto do aumento da conta de luz incluem:
- Economizar energia, por meio de medidas como desligar as luzes quando sair de um ambiente, trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED e instalar sensores de presença.
- Comparar tarifas entre diferentes distribuidoras.
- Aproveitar as tarifas reduzidas disponíveis para alguns grupos, como consumidores de baixa renda e consumidores rurais.
A Aneel ainda não definiu os valores específicos dos reajustes tarifários para cada distribuidora de energia. Essas informações serão divulgadas nos próximos meses.
Fique por dentro de todas as nossas novidades
Youtube: Clique aqui
Google news: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Telegram: Clique aqui