Dinheiro em Papel com os Dias Contados
O dinheiro em espécie, como o conhecemos, está prestes a se tornar uma coisa do passado. Em uma década, as transações financeiras serão dominadas pelas moedas digitais. A previsão é de Luiz Maluf, especialista em tecnologia bancária da DataRain, uma empresa brasileira de soluções AWS na América Latina.
Avanços no Uso de Moeda Digital
Maluf destaca os avanços significativos na implantação do Drex, também conhecido como Real Digital, e outras resoluções pelo país, como a proibição do uso de dinheiro físico para o pagamento do transporte público em Brasília, vigente desde julho de 2024.
Benefícios da Transição para o Dinheiro Digital
“A transição para o dinheiro digital já está em andamento. Medidas como a tomada em Brasília facilitam a automação, reduzem a necessidade de trabalho humano na cobrança e melhoram a segurança. Também podemos dizer que é um passo importante para a inclusão de moedas digitais no cotidiano das pessoas, fazendo-as se habituarem, embora o Pix já seja bastante popular entre os brasileiros”, comenta Maluf.
Projeto de Lei 4068/20 e Inclusão Digital
Maluf também cita o Projeto de Lei 4068/20, que propõe a abolição do uso de dinheiro em espécie em todas as transações no País. “Embora a tecnologia suporte essa transição, é essencial implementar políticas de inclusão digital para garantir que todos tenham acesso aos serviços digitais”, pondera.
Extinção do Dinheiro em Papel em 10 Anos
O especialista prevê o fim do dinheiro de papel em dez anos e enxerga a mudança de forma positiva. “O dinheiro físico não é ecologicamente sustentável, sua gestão é difícil e ele facilita a corrupção. Com a tecnologia blockchain, o Drex oferece uma operação segura e transparente”, afirma Maluf.
Desenvolvimento do Drex
O Drex, moeda digital brasileira, criada para substituir o papel, está em desenvolvimento desde o final de 2019, com a fundação do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) do Banco Central.
Linha do Tempo do Drex:
- 2019: Fundação do LIFT pelo Banco Central.
- 2021: Lançamento de desafios para empresas apresentarem protótipos de operações digitais.
- 2023: Início dos pilotos operacionais.
- 2025: Expectativa de ampla disponibilidade do Drex.
A transição para uma economia digital é um processo inevitável e está em plena marcha. Com a adoção crescente de tecnologias como o Drex, o futuro das transações financeiras será mais seguro, eficiente e inclusivo.