Marketing Digital é o marketing utilizado no ambiente digital. Mas esta é uma explicação simples demais; tal definição é um pouco mais complexa.
Este marketing utiliza as ferramentas:
- Redes Sociais.
- E-mail.
- Sites.
Esta forma de fazer negócio exigiu uma nova maneira de comunicação entre o comerciante e o cliente, pois as redes sociais e o e-mail pessoal permitem uma conexão mais próxima.
Também exigem um conteúdo personalizado e uma nova maneira de escrita e comunicação em mídias sociais como Youtube – que se tornou um enorme canal para divulgação de conteúdo personalizado e também de produtos específicos para o público alvo através de anúncios.
Como surgiu o Marketing Digital?
O Marketing Digital passou a ser construído a partir dos anos 2000 com o aprimoramento da internet, que permitiu uma conexão melhor e mais próxima entre o cliente e o comerciante.
Também surgiu o Marketing Inbound, que se estabelece através da procura do cliente pelo comerciante e não o contrário.
As vantagens são:
- Melhor feedback dos clientes.
- Melhor interação entre ambas as partes.
- Marketing com retorno sempre, pois parte de um interesse do cliente.
- Melhor compreensão do público, o que melhora o fornecimento de campanhas e de produtos personalizados.
Como funciona o Marketing Digital?
A empresa ou mesmo uma pessoa toma atitudes personalizadas de acordo com seu público. No caso das Redes Sociais como o Instagram, há uma análise da receptividade de fotos antigas para se revelar as que mais agradam o público.
Em seguida, há uma personalização tanto da foto, como da legenda – perceber a atenção do público e o feedback é muito mais fácil e rápido. É possível calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) com muito mais precisão.
“(…) a internet é a maneira mais segura de obter informações sobre o perfil do seu consumidor (…)”. (Organica Digital)
Há também o Marketing de Conteúdo que oferece conteúdo “no momento certo, no lugar certo para a pessoa certa”. Para que isto seja efetivo é necessária uma pesquisa de mercado de modo a saber o público que quer atrair e o que ele deseja ver, saber ou comprar.
Outra vantagem é a extensão de sua propaganda; enquanto as mais tradicionais se reservavam ao marketing local – uma vez que a mais tradicional sempre fora mais cara – no caso do Marketing Digital é possível fazer propaganda de seu negócio em lugares distantes do seu local fixo.
Se o seu serviço for digital, ou seja, oferecido de forma online, não há barreiras para o seu alcance! O Google Ads – serviço de propaganda do Google – oferece a possibilidade de mostrar seu potencial de negócio até em outros países.
É claro que mesmo nessa plataforma, embora seja intuitiva, é necessário certo conhecimento prévio para aprimorar sua propaganda da melhor maneira possível. Lembrando que a internet não faz mágica, parte do trabalho como pesquisa de mercado, ofertas, atualização de mídias e redes sociais são trabalhos do comerciante, que pode, potencialmente, ser você!
Logo é recomendável fazer um curso antes. Há muitos gratuitos por aí! Está vendo? Mais um exemplo de um Marketing onde o cliente procura o comerciante.
Vale a pena investir no Marketing Digital?
Sim, além das vantagens descritas acima, há um custo benefício muito menor do que o Marketing Tradicional e pode ser aplicado em grandes ou pequenas empresas.
Nossa tem várias vantagens de ganhos, muito legal em
Simply a smiling visitant here to share the love (:, btw outstanding style and design. “Better by far you should forget and smile than that you should remember and be sad.” by Christina Georgina Rossetti.