Por meio do programa Desenrola Brasil, um grupo de devedores conseguiu o perdão de suas dívidas. De acordo com o governo federal, pouco mais de 6 milhões de pessoas foram beneficiadas com essa ação.
Agora, os interessados poderão consultar online no Banco do Brasil se estão entre os beneficiados.
O perdão das dívidas foi a primeira ação do Desenrola Brasil, mas que contou com a parceria e aceitação dos bancos. A partir disso, os demais débitos passaram a ser negociados entre os clientes e o Banco do Brasil, ou a instituição em que estava inadimplente. O programa vai até março deste ano.
Quem conseguiu o perdão das dívidas no Banco do Brasil?
Nem todos os inadimplentes no Banco do Brasil puderam acessar o perdão das dívidas. Na verdade, um grupo seleto conseguiu que o valor de inadimplência fosse insuficiente para registro do seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito.
Isso significa que a dívida ainda precisa ser paga, mas ela não tem poder para “sujar o nome” do consumidor. Logo, ele volta a ter acesso a crédito no mercado, alugar imóveis, entre outros pontos que somente são permitidos a quem não tem restrição no CPF.
O direito ao perdão da dívida no BB vale para:
- Quem registrou dívidas de até R$ 100 no Banco do Brasil.
Como consultar o perdão das dívidas no Banco do Brasil?
Para saber se a sua dívida foi perdoada no Banco do Brasil, o consumidor pode consultar de maneira remota. Basta que verifique diretamente com o banco, ou nos órgãos de proteção ao crédito, as restrições em seu nome.
No caso do Banco do Brasil, o consumidor pode consultar a situação de seu CPF acessando o site do banco e clicando na opção “Situação do CPF”. Para isso, é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento.
Também é possível consultar a situação do CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC Brasil. Para isso, basta acessar o site do órgão e informar o número do CPF e a data de nascimento.
A consulta nos órgãos de proteção ao crédito é gratuita.
Atenção: O perdão das dívidas não é automático. O consumidor precisa verificar se sua dívida foi perdoada antes de começar a negociar com o banco.