O Banco Central do Brasil (BC) publicou nesta terça-feira (16) o edital de concurso público para preenchimento de 100 vagas imediatas de analista. As vagas são divididas entre as áreas de Economia e Finanças (50 vagas) e Tecnologia da Informação (50 vagas).
O salário inicial para os analistas é de R$ 20.924,80, mais benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte, assistência médica e odontológica, auxílio-creche e participação nos lucros e resultados (PLR).
As inscrições para o concurso serão abertas no dia 21 de janeiro e vão até o dia 20 de fevereiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 230,00.
As provas serão aplicadas em um único dia, no dia 19 de maio, nas cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Belém (PA).
O concurso será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Requisitos
Para participar do concurso, os candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área de formação. Além disso, é necessário ter idade mínima de 18 anos e nacionalidade brasileira.
Atribuições
Os analistas do Banco Central são responsáveis por atividades relacionadas à área de atuação da instituição, como:
- Controle de moeda e crédito
- Sistema financeiro nacional
- Política monetária
- Política cambial
- Estatísticas monetárias e financeiras
- Tecnologia da informação
Provas
O concurso terá três etapas:
- Prova objetiva, com 120 questões de múltipla escolha, valendo 100 pontos;
- Prova discursiva, com duas questões, valendo 50 pontos cada;
- Avaliação de títulos, com base nos documentos apresentados pelos candidatos, valendo 50 pontos.
O resultado final do concurso será divulgado no dia 20 de agosto de 2024.