O Bradesco anunciou nesta terça-feira (5) a saída de mais quatro diretores, totalizando seis nos últimos 10 dias. As saídas ocorrem após a indicação de Marcelo de Araújo Noronha como novo presidente-executivo do banco, em substituição a Octavio de Lazari Jr.
Os diretores que deixaram o Bradesco nesta terça-feira são:
- Marlos Francisco Araujo, diretor executivo de gestão de risco;
- Klayton Tomaz dos Santos, diretor executivo de organização, produtos e serviços;
- Adelmo Romero Perez, diretor do departamento de patrimônio;
- Alan Marinovic, diretor do banco de atacado.
Na semana passada, haviam sido divulgadas as renúncias de:
- Eurico Ramos Fabri, vice-presidente responsável pelas áreas de corporate, internacional e pelo Bradesco BBI;
- Walkiria Schirrmeister Marchetti, diretora executiva gerente das áreas de infraestrutura de tecnologia da informação (TI) e governança de TI.
Além disso, o Bradesco afirmou que não há substitutos até agora para nenhum dos seis cargos.
Reação do mercado
Assine nossa newsletter
Fique por dentro de todas as novidades sobre cartões de crédito, bancos digitais e renda extra
As ações preferenciais do Bradesco acumulam alta de 3% desde o anúncio da troca de presidente até o fechamento de segunda-feira (4), tendo assim, alcançado avanço de quase 6% no dia da divulgação, 23 de novembro. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, subiu 0,6% no mesmo período.
Análise
As saídas dos diretores do Bradesco podem ser interpretadas de diferentes maneiras. Uma possibilidade é que elas sejam uma reação à mudança de comando no banco. Outra possibilidade é que elas sejam simplesmente uma coincidência.
No caso da primeira hipótese, as saídas podem ser vistas como um sinal de insatisfação com a nova gestão. No entanto, é importante notar que os diretores que deixaram o banco alegaram motivos pessoais para suas renúncias.
Na segunda hipótese, as saídas podem ser simplesmente uma coincidência. O Bradesco é um banco grande e complexo, portanto é natural que ocorram mudanças na diretoria de tempos em tempos.
Seja qual for a razão para as saídas, elas certamente chamaram a atenção do mercado e podem ter um impacto no desempenho do Bradesco no futuro.