Contabilidade para Importadoras e Exportadoras

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é contador.jpeg
Profissionalismo

Embora muitas pessoas desconheçam o fato, a contabilidade existe desde o surgimento do próprio homem e da sua necessidade de contar e controlar os seus pertences.

Com a evolução, muitas profissões vêm surgindo ao longo dos anos, se adaptando e aperfeiçoando para atender aos mais variados tipos de exigência.

Qual é o objetivo da Contabilidade?

Hoje a Contabilidade é peça fundamental para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Podemos definir como objetivo da Contabilidade o estudo das variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no Patrimônio, que são os bens, direitos e obrigações de pessoas físicas ou jurídicas.

As informações obtidas através da Contabilidade são usadas estrategicamente na hora de tomar decisões na empresa, de acordo com os dados fornecidos.

Qual é o papel do Contador em uma empresa?

O Contador é responsável pela área financeira da empresa, econômica, patrimonial e tributária. Este profissional visa a elaboração de demonstrativos contábeis através de planilhas, entre as quais, contas a pagar e a receber e guias de impostos.

É uma profissão de grande responsabilidade e essencial para qualquer empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre a Contabilidade para Importadoras e Exportadoras e algumas de suas características.

Qual a importância da Contabilidade para as Importadoras e Exportadoras?

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é positivo.jpeg
Experiência

Quando se fala em Importação e/ou Exportação, muitas dúvidas surgem e é preciso uma atenção especial, pois trata-se de um caso mais complexo, portanto é de suma importância o suporte de um bom profissional, neste caso, o contador.

O comércio exterior de um modo geral tende a enfrentar algum tipo de instabilidade devido a variações ligadas a legislação e burocracia, por exemplo.

Estas oscilações são naturais do setor, porém, é preciso estar atento e bem informado para não haver prejuízos para a empresa e a melhor maneira de evitar isso é através da contabilidade especializada.

Alguns procedimentos e documentos necessários para o funcionamento da empresa em questão são:

.Emissão de Nota Fiscal de Importação (vale lembrar que a mesma deve ser emitida em padrão internacional)

.SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior)

.SISCOSERV (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, intangíveis e outras operações)

.Contratos de Câmbio

.Registro de Variação Cambial

Quais são os documentos necessários para Importação e Exportação?

.Packin List (documento para conferência da carga)

.Commercial InVoice (Nota Fiscal Internacional)

.Declaração de Importação

.Declaração de Exportação

.Licença de Importação

.Registro de Exportação

.Lista de produtos, embalagens e pesos

Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelas Importadoras e Exportadoras?

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é homem-pc.jpeg
Responsabilidade

Por ser uma organização muito complexa, este tipo de empresa está suscetível a algumas dificuldades, mas que podem ser superadas através de uma boa gestão contábil, no entanto, é importante conhecer algumas delas:

1-Procedimentos e normas diferentes para cada país, o que tende a dificultar alguns trâmites de importação e exportação

2-Burocracia em transações de comércio exterior que exigem total atenção

3-Necessidade de atualização constante em todos os aspectos relacionados a empresa, suscetíveis a quaisquer mudanças que venham a ocorrer

4-Atualização e regularização (se necessário) de toda a documentação relacionada à legislação, sob pena de ter seus produtos retidos na alfândega, caso haja alguma inexatidão, pendência ou demais irregularidades.

5-Suscetibilidade a instabilidade causada por vários fatores, entre eles;

  • .Normas sanitárias
  • .Acordos comerciais
  • .Embargos
  • .Política cambial
  • .Incentivos Fiscais
  • .Acordos comerciais
  • Entre outros.

Importadora e Exportadora: Por onde começar?

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 2-homens-conversando.jpeg
Conhecimento

Com o avanço da tecnologia e a globalização aliada ao crescimento econômico de países emergentes, unindo a facilidade de comunicação e a necessidade de consumo cada vez maior, o número de empresas do ramo tem se multiplicado a cada dia.

O mercado mundial deu um salto, digamos assim e isto é resultado da queda de algumas barreiras que antes eram obstáculos.

Temos hoje, apesar da burocracia e complexidade do negócio em questão, uma facilidade bem maior para quem quer entrar neste tipo de organização.

Em contraste com as dificuldades burocráticas, temos um processo rápido e relativamente simples para entrar no ramo da importação/exportação e não é preciso ser uma empresa de grande porte.

Nos dias de hoje qualquer empresa pode comprar e vender no mundo inteiro e as vantagens, além da comunicação em tempo real com qualquer lugar do mundo, são os custos reduzidos das transações.

Para quem ainda não está atuando na área e não tinha ideia do assunto, ficou bem claro a importância da Contabilidade para Importação e Exportação, não é mesmo?

Não só importante, mas fundamental para o sucesso de qualquer empresa, então a dica mais valiosa é procurar por um profissional especializado, que prestará todo o suporte, desde a abertura da empresa, até os trâmites de rotina.

A contabilidade voltada para as empresas de Importação e exportação é uma arma poderosa para uma empresa bem-sucedida, pois além prestar todo o serviço necessário para o bom funcionamento da mesma, é quem vai contribuir para gerar lucros e evitar possíveis gastos desnecessários e/ou prejuízos.

Quais são as vantagens de uma Exportadora?

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é aperto-de-mc3a3o.jpeg
Segurança

Como nem tudo é burocracia e transtorno, ter uma exportadora também traz muitos benefícios para o proprietário e pode ser um negócio muito lucrativo.

Algumas das vantagens deste ramo de atividades é a possibilidade de expansão e crescimento bem maior do que as outras empresas, os incentivos fiscais e a diversificação de mercado.

Quais são as vantagens de uma Importadora?

Da mesma forma que a Exportadora, ter uma Importadora também pode ser um excelente negócio e por sua vez, oferece algumas vantagens para quem deseja investir nesta área.

Uma das vantagens de uma Importadora é a possibilidade de se trabalhar com uma grande variedade de produtos, aumentando as chances de suprir as mais variadas necessidades dos consumidores.

Outro ponto positivo é que esta modalidade está em alta no Brasil, devido a alguns fatores, entre eles a inserção de classes sociais no mercado, que se mantêm ativos enquanto consumidores neste setor.

Considerações Finais

Tendo em vista o potencial de uma empresa e a relevância da Contabilidade para o sucesso e crescimento da mesma em todos os aspectos e neste caso mais precisamente, A contabilidade para Importadoras e Exportadoras, podemos concluir o seguinte:

A realização profissional de um depende basicamente do outro, portanto, o trabalho em conjunto, com responsabilidade e dedicação só pode render bons frutos e os resultados desta parceria são sempre positivos.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é duas-mc3a3os.jpeg
Sucesso

Sobre o Autor

Débora Cruz
Débora Cruz

Fascinada pelo mundo da leitura e da escrita, desde criança os livros eram meus brinquedos preferidos. Sempre buscando fontes de conhecimento, descobri o Marketing Digital e me especializei em Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Escrever de forma simples, clara e objetiva para qualquer perfil de leitor é o meu desafio. Além de Redatora Web, sou funcionária pública no setor contábil e faço faculdade de MARKETING DIGITAL.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cartões de crédito com aprovação rápida Como pedir cartão de crédito digio