DOC e TEC perdem espaço para Pix e deixam de ser oferecidos pelos bancos

DOC e TEC perdem espaço para Pix e deixam de ser oferecidos pelos bancos
DOC e TEC perdem espaço para Pix e deixam de ser oferecidos pelos bancos

A partir desta segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, os bancos deixarão de oferecer transferências via DOC e TEC. Ambas as modalidades de transferências bancárias foram descontinuadas devido à baixa utilização, que foi suplantada pelo Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central.

DOC

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é uma modalidade de transferência bancária que permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois.

O valor máximo permitido em um DOC é de R$ 4.999,99 e os pagamentos exigem taxas cobradas pelos bancos.

TEC

A TEC (Transferência Especial de Crédito) é uma modalidade de transferência bancária que permite a uma pessoa jurídica dar uma ordem à instituição financeira para que ela efetue um conjunto de transferências de crédito.

A TEC pode ser emitida diretamente por uma instituição financeira para fazer transferências de crédito em nome próprio ou, no âmbito de um contrato de prestação de serviços de pagamento, em nome de terceiro.

Pix

O Pix é um sistema de transferência instantânea do Banco Central que opera sem custo para pessoas físicas.

Dados

Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), baseado em dados do Banco Central, as transações via DOC contabilizaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.

Em número de transações, o DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, com 17,6 bilhões de operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *