De acordo com o relatório da ONU, os principais fatores que podem levar a uma desaceleração do PIB brasileiro em 2024 são:
- A desaceleração no segundo semestre de 2023: o PIB brasileiro cresceu apenas 0,1% no terceiro trimestre de 2023, frente ao segundo trimestre. Esse indicador sugere que a economia já está desacelerando, o que pode se intensificar em 2024.
- A expectativa de colheitas agrícolas moderadas: o ano de 2024 deve ser marcado pelos efeitos do El Niño, que pode provocar secas na Amazônia e no Nordeste, e aumento de chuvas no Sul. Isso pode afetar a produção agrícola, que é um importante setor da economia brasileira.
Além desses fatores, outros fatores que podem impactar a atividade econômica brasileira em 2024 são:
- A inflação: a inflação brasileira segue alta, e isso pode reduzir o poder de compra da população e desacelerar o consumo.
- Os juros: a taxa Selic está em alta para conter a inflação, e isso pode encarecer o crédito e dificultar os investimentos.
- A incerteza política: a eleição presidencial de 2022 pode gerar incertezas no mercado, o que pode afetar a confiança dos investidores e empresários.
É importante ressaltar que as projeções da ONU são apenas estimativas, e a realidade pode ser diferente. No entanto, os fatores mencionados acima indicam que a atividade econômica brasileira deve desacelerar em 2024.
Fique por dentro de todas as nossas novidades
Youtube: Clique aqui
Google news: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Telegram: Clique aqui