Aprenda com estas dicas simples!

Final de ano se aproximando, vai chegando a hora de rever as promessas feitas a cada novo ano que se aproxima e colocar (ou tentar) em prática: estudar, parar de fumar, de beber, economizar, etc.

Para a maioria das pessoas, cumprir promessas é um grande desafio, principalmente quando se trata de abandonar velhos hábitos.

Com o início do ano, muitos se sentem entusiasmados e encorajados a partir para as mudanças que são necessárias.

É justamente a época em que se deve aproveitar o embalo para colocar em prática tudo o que foi programado.

Neste artigo vamos dar 12 dicas simples para economizar dinheiro, sem ideias mirabolantes, cálculos complicados, planilhas complexas, nada disto! Todas as dicas são simples e podem ser seguidas por qualquer pessoa no seu dia-a-dia.

Vamos lá!

1- Anote seus gastos

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é bloco-de-anotac3a7c3a3o-2.jpeg
Familiarize-se com o bloco de anotações e a calculadora

Não é preciso ser um contador para entender esta regrinha simples: Se eu ganho Y, não posso gastar 2 vezes Y. Óbvio!

Para um melhor controle e nada de surpresas indesejadas na hora de pagar as contas, compre um caderninho e anote todos os seus gastos.

Vá acompanhando a evolução das suas despesas: fez uma compra? Anote. De vez em quando, some e se perceber que o perigo se aproxima, pare! Aguarde até a data preferencial de compra do seu cartão.

2Cuidado com as propagandas enganosas

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é roupa-1.jpeg
Resista às tentações e compre só o necessário

Você já comprou alguma coisa anunciada como promoção e depois achou o mesmo produto com preço mais baixo que o da oferta? Então cuidado, pois muitas promoções não passam de armadilhas.

Um exemplo disto é a Black Friday: muitas lojas aumentam o preço normal do produto e abaixam durante este período, dando uma falsa ideia de promoção.

O pior é que tem muita gente que cai nessa, portanto pesquise antes de acreditar em qualquer promoção e fique atento para não comprar coisas desnecessárias por impulso.

3Pesquise antes de comprar

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é mc3a3os-de-homem-no-pc-2.jpeg
Quanto mais sites visitar, maiores as chances de fazer bons negócios

A diferença de preços de uma empresa para outra pode ser gritante, portanto, tenha calma. Nada melhor do que paciência antes de realizar uma compra.

Se quer fazer um bom negócio, arrume um tempinho e faça uma pesquisa em pelo menos 3 empresas.

Uma boa estratégia para economizar é somar preço + frete. Pegue os totais e compare as condições de parcelamento.

Escolha sempre a opção sem juros e se você tiver mais paciência ainda para esperar pelo produto, um prazo de entrega mais longo pode ser o diferencial. Às vezes conseguimos um preço melhor devido o prazo ser maior.

4Cancele taxas e anuidades dos cartões de crédito

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é mulher-no-tel-1.jpg
As taxas com cartões, por menores que pareçam, fazem uma diferença enorme a longo prazo

Cartões de crédito que cobram taxas e anuidades estão com os dias contados. Com os bancos digitais e os cartões sem anuidade, os tradicionais estão perdendo clientes e por isso, estão bem maleáveis e dispostos a negociar.

Aproveite esta carta na manga e cancele taxas e anuidades. Basta ligar para a operadora e negociar. Caso a empresa não aceite proposta, considere cancelar o cartão e aderir a outro sem taxas.

Existe hoje uma boa variedade de cartões sem anuidade, então por que pagar por um serviço que você pode ter de graça?

Além disto, grande parte destas empresas digitais, oferecem vários tipos de benefícios aos seus clientes, como cash back e pontos que podem ser trocados por produtos.

5Fique em casa no final de semana

Momentos em casa podem ser muito agradáveis. Psiu! Não esqueça a música!

No final de semana, você pode escolher um dos dias em que costuma sair e se programar para ficar em casa.

Convide amigos ou aquela pessoa especial; prepare os petiscos, compre as bebidas no supermercado e/ou peça para a turma levar. Este programa pode ser bem divertido e diferente.

Dicas de lanches e petiscos fáceis de preparar em casa: pizza, batata congelada, salgadinhos congelados que já vem fritos (só aquecer), pipoca, tábua de frios, etc.

Dizem que a melhor parte da casa é a cozinha, não é? Então chame os amigos para lá, use a criatividade, e divirta-se!

6Pague as contas antes do vencimento

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é dinheiro-1.jpeg
Que tal comprar um cofrinho para incentivar? Sempre dá certo!

Se os vencimentos de suas contas são muito próximos do dia do pagamento, cuidado! Um imprevisto e você pode acabar arcando com juros e multas.

Mude as datas de vencimento para que se ganhe tempo e não corra o risco de pagar juros, mesmo que seu pagamento atrase ou que haja algum imprevisto que te impeça de pagar no dia do vencimento.

Com relação às contas futuras, planeje sempre uma data que não fique muito “em cima”. Por exemplo, se você recebe dia 10, programe sua compra para vencer 5 dias depois (ou mais).

7Venda as coisas que não tem mais utilidade

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é roupas-1.jpeg
Você pode montar seu próprio brechó. É uma ótima ideia para arrecadar dinheiro e comprar coisas novas.

Seu guarda-roupas está lotado? Que tal vender as roupas que não usa mais? Isso mesmo, os brechós estão em alta, até os famosos aderiram!

Pesquise e com certeza encontrará vários grupos de compra e venda na sua região. Você pode conseguir um bom dinheiro e usá-lo para comprar roupas novas.

A dica serve para qualquer coisa que não tenha mais serventia para você e/ou sua família. Aproveite a “faxina” para se livrar de tudo que ocupa lugar em vão na sua casa e renove-se!

8-Dê preferência às frutas, legumes e verduras da estação

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é frutas-1.jpeg
Aprenda a substituir alimentos: frutas, legumes, verduras, carnes e etc. Está caro? Troque por outro!

 Hora de fazer as compras? Dê preferência aos alimentos da estação, pois além do menor custo, geralmente estão mais frescos e há mais probabilidade de estarem livres de agrotóxicos, portanto mais saudáveis.

Aproveite as promoções! Uma dica é comparar os preços com a quantidade de produto nas embalagens. Às vezes, você está pagando mais e levando menos.

 Outra dica: pegue um daqueles encartes e dê uma boa olhada antes de comprar, assim você pode priorizar os produtos que estão em promoção e economizar muito.

9Leve o almoço ou lanche de casa

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é mulher-cozinha-1.jpeg
Preparando seus alimentos em casa: economia saudável

Se você come fora várias vezes por semana, pode economizar bastante, preparando suas refeições em casa.

Se cozinhar não é a “sua praia”, procure fazer isso ao menos um dia na semana ou preparar o lanche da tarde todos os dias.

Comprando os ingredientes para o lanche no supermercado, a economia é enorme e no final no mês você vai sentir a diferença no bolso, além de estar consumindo alimentos de boa procedência e feitos com mais cuidado e higiene.

10-Faça atividades físicas em casa ou ao ar livre

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é ginastica-1.jpeg
Convidar um amigo para começar uma atividade física pode ser um ótimo incentivo

Precisando entrar em forma ou se exercitar para manter uma vida saudável e se livrar do sedentarismo?

Existem algumas formas de fazer isto sem gastar nada. Algumas opções:

  • Caminhar; Correr; Usar academias ao ar livre: comprar um aparelho para se exercitar em casa, como, por exemplo, uma bicicleta ergométrica: o custo é baixo, você pode parcelar, e a longo prazo terá um excelente retorno em comparação ao preço que pagaria em uma academia (por tempo indeterminado).

11- Use aplicativos que oferecem Cash Back

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é homem-cel-1.jpeg
Pesquise sobre os apps mais vantajosos e baixe um agora mesmo!

Cash Back em inglês significa dinheiro de volta e é exatamente isto que acontece ao usar o aplicativo: você compra um determinado produto, paga algo ou alguém e parte do que você gastou retorna para você. Bom, não é?

Alguns aplicativos que oferecem Cash Back:

  • Ame Digital – através de compras feitas nas lojas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou BaratoPic Pay – usando o app para pagar suas contas ou para pagar amigos, desde que eles também tenham o appMeliuz – Este app dá cash back em várias lojas associadas. Basta se cadastrar e verificar as lojas participantes

Existem vários outros aplicativos que oferecem este benefício e com certeza vale a pena escolher um (ou mais) deles.

12-Compre produtos reembalados

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é presente-1.jpeg
Além dos reembalados, há sites que vendem também produtos pouco usados em perfeitas condições. Vale a pena conferir!

Para quem pensa em comprar um produto novo, seja um eletrodoméstico, eletrônico ou qualquer outro item para casa, ou uso pessoal, a dica para economizar é comprar reembalados.

Existem sites que vendem produtos geralmente em ótimo estado, com a mesma garantia de um produto novo.

Estes produtos são devolvidos pelos clientes por algum motivo (geralmente por apresentar avarias) e retornam para a empresa, onde são reembalados e vendidos com preço inferior.

O desconto nestes casos costuma ser bem interessante e a avaria, mínima, como um pequeno arranhão ou amassado; quase sempre imperceptíveis.

Considerações Finais

Neste artigo, demos 12 dicas simples de como economizar dinheiro. São maneiras diferentes de economizar e cada pessoa vai se identificar com uma ou outra.

No começo pode não ser fácil, mas tudo é questão de hábito, então, porque não começar a economizar dinheiro já? Assim entramos no ano novo com o pé direito, a sensação de missão cumprida e mais dinheiro no bolso.

Sobre o Autor

Débora Cruz
Débora Cruz

Fascinada pelo mundo da leitura e da escrita, desde criança os livros eram meus brinquedos preferidos. Sempre buscando fontes de conhecimento, descobri o Marketing Digital e me especializei em Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Escrever de forma simples, clara e objetiva para qualquer perfil de leitor é o meu desafio. Além de Redatora Web, sou funcionária pública no setor contábil e faço faculdade de MARKETING DIGITAL.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.