Ação é penalizada por analistas, que esperam desaceleração no ritmo de crescimento dos resultados
O BB Seguridade (BBSE3) aprovou o pagamento de R$ 5,6 bilhões em dividendos referentes ao ano de 2023. Desse total, R$ 2,4 bilhões são relativos ao lucro acumulado no 2º semestre do ano e se somam aos dividendos intercalares pagos em 28 de setembro de 2023.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15), e as ações da empresa foram penalizadas no pregão, com queda de 3,8%.
Além disso, o corte de recomendação do JP Morgan para “neutro” também contribuiu para a pressão sobre os papéis. Analistas do banco também rebaixaram a ação na expectativa de desaceleração no ritmo de crescimento dos resultados, considerando três pontos:
- Desaceleração do crescimento de prêmios emitidos no segmento rural e em seguro de vida;
- Normalização da sinistralidade rural; e
- Menor resultado financeiro.
“Realmente, ainda esperamos um crescimento de dígito único do LPA (Lucro Por Ação) em 2024, apesar do contraponto que é a Selic [juros menores esperados para os próximos trimestres devem levar a resultados financeiros mais fracos]. No entanto, vemos BB Seguridade com uma das CAGR (taxa de crescimento anual composto) LPA mais baixas para 2023-25 dentro da nossa cobertura, em 5%”, explica a instituição.
Os analistas do JP Morgan ainda pontuam que o BB Seguridade é uma empresa sólida, com boas perspectivas de longo prazo. No entanto, acreditam que o papel está sendo negociado a um prêmio elevado em relação aos pares do setor.