Bolsa de Valores brasileira fecha em alta recorde e com aprovação de PLDO

Bolsa de Valores brasileira fecha em alta recorde e com aprovação de PLDO
Bolsa de Valores brasileira fecha em alta recorde e com aprovação de PLDO

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, fechou em alta de 0,59% nesta quarta-feira, 20 de dezembro, aos 131.850,90 pontos. Este foi o segundo recorde consecutivo da bolsa, que segue impulsionada pelo otimismo do exterior e por notícias positivas no Brasil.

No exterior, os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam em alta, animados pela perspectiva de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) em 2024. No Brasil, o Congresso Nacional aprovou o texto-base do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, que prevê um crescimento econômico de 2,5% para o próximo ano.

Outra notícia positiva que contribuiu para o rali da bolsa foi a elevação do rating do Brasil pela S&P Global Ratings de BB- para BB. A agência de classificação de risco creditou a melhora à aprovação da reforma tributária.

Com o fechamento em alta nesta quarta-feira, o Ibovespa acumula alta de 19,5% em 2023.

O otimismo do exterior segue sendo o principal fator de sustentação da bolsa brasileira. A perspectiva de cortes de juros pelo Fed em 2024 tende a atrair investidores para ativos de risco, como ações.

No Brasil, a aprovação do texto-base do PLDO e a elevação do rating do país também contribuíram para o rali da bolsa. O PLDO prevê um crescimento econômico de 2,5% para 2024, o que é visto como positivo por investidores.

A elevação do rating do Brasil pela S&P Global Ratings também é uma notícia positiva, pois sinaliza que o país está se tornando mais atraente para investidores estrangeiros.

Com o fechamento em alta nesta quarta-feira, o Ibovespa atingiu um novo recorde histórico. O índice está próximo de alcançar a marca de 132 mil pontos, que pode ser atingida nas próximas sessões.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *