Caixa Econômica Federal registra menor índice de inadimplência entre grandes bancos

Latest NewsNewsPopular NewsRecent News
Caixa Econômica Federal registra menor índice de inadimplência entre grandes bancos
Caixa Econômica Federal registra menor índice de inadimplência entre grandes bancos

A Caixa Econômica Federal registrou o menor índice de inadimplência entre os grandes bancos do país em outubro de 2023. O índice, que mede a proporção de clientes com atrasos de 90 dias ou mais no pagamento de suas dívidas, ficou em 2,59%, abaixo dos 2,67% registrados em setembro e dos 2,83% registrados em agosto.

Programa Desenrola Brasil estimula clientes a renegociar dívidas

O principal fator que explica a queda do índice é o programa Desenrola Brasil, lançado em junho de 2023. O programa oferece condições especiais para renegociação de dívidas, como descontos de até 95%. De acordo com a vice-presidente de risco da Caixa, Henriete Bernabé, o Desenrola estimulou os clientes a buscarem a instituição para renegociar dívidas, independentemente de se enquadrarem nos critérios do programa ou não.

Outros fatores que contribuíram para a queda da inadimplência foram os programas de renegociação do próprio banco, como o Tudo em Dia, e a evolução dos processos de cobrança.

A Caixa também manteve a concessão de crédito imobiliário, mesmo com o aumento da taxa Selic. A instituição afirma que procura ofertar crédito com condições adequadas ao perfil do cliente e com as melhores taxas de mercado. Isso favorece a adimplência.

A expectativa da Caixa é que o índice de inadimplência continue em queda em 2024. A instituição considera que a redução da taxa Selic, o controle da inflação, a redução da taxa de desemprego e a geração de empregos com os programas Minha Casa Minha Vida e Novo PAC contribuirão para melhorar as condições financeiras das famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *