Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela TecBan, empresa dona da rede de caixas automáticos Banco24Horas, revelou que o uso de dinheiro em espécie no Brasil cresceu em 2023. De acordo com o levantamento, 54% dos brasileiros conectados à internet disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente. Esse número representa um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada em agosto do ano passado.
Motivos para o aumento do uso de dinheiro em espécie
A pesquisa identificou alguns motivos para o aumento do uso de dinheiro em espécie no Brasil. Entre eles, destacam-se:
- Insegurança com as tecnologias de pagamento: 69% dos entrevistados disseram que não conseguiram fazer alguma transação por instabilidade da internet e 60% não conseguiram fazer falha de conexão com o banco.
- Preocupação com a segurança: 85% dos entrevistados têm mais medo de ter o celular roubado do que a carteira. Outras preocupações dos entrevistados são: ter o celular furtado ou roubado e ter o dinheiro retirado da conta via transferência instantânea (65%), ter dados vazados na internet (64%), ser vítima de golpe ou fraude financeira que utilize a transferência instantânea para retirar o dinheiro da conta (62%), ter o cartão de crédito clonado após uma compra online (61%), ter os dados do cartão utilizados para fazer compras sem autorização (61%), ter o cartão de crédito clonado após uma compra física (60%), ser forçado a fazer transferência (56%) e pagar um boleto falso (golpe) (51%).
- Preferencia por locais que só aceitam dinheiro: 22% dos entrevistados disseram que há lugares que só aceitam dinheiro.
Os resultados da pesquisa sugerem que o uso de dinheiro em espécie no Brasil deve continuar crescendo nos próximos anos. Isso ocorre, principalmente, devido à insegurança com as tecnologias de pagamento e à preocupação com a segurança.