Mercado financeiro reduz estimativa de inflação, mas eleva projeção para o PIB

O mercado financeiro reduziu a estimativa de inflação para 2023, de 4,54% para 4,51%, segundo o Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (11/12). A meta de inflação para este ano é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Assim, a inflação deve ficar dentro da meta neste ano.

O mercado financeiro também elevou a estimativa de crescimento do PIB para 2023, de 2,84% para 2,92%. Para 2024, a previsão é de crescimento de 1,5%, e para 2025, de 2%.

A Selic, a taxa básica de juros da economia, deve permanecer em 11,75% ao ano até o fim de 2023, com possibilidade de corte em 2024. O dólar deve se manter estável em relação ao real nos próximos anos.

Mercado financeiro reduz estimativa de inflação, mas eleva projeção para o PIB
Mercado financeiro reduz estimativa de inflação, mas eleva projeção para o PIB

Estimativas e possibilidades

As estimativas do mercado financeiro para a inflação e o PIB em 2023 estão dentro do que vinha sendo esperado pelos analistas. A inflação deve ficar dentro da meta, enquanto o PIB deve crescer acima de 2%, mas abaixo da média histórica.

A Selic deve permanecer em 11,75% ao ano até o fim de 2023, com possibilidade de corte em 2024. O dólar deve se manter estável em relação ao real nos próximos anos.

É importante ressaltar que essas são apenas estimativas, e que a realidade pode ser diferente. O cenário econômico pode mudar de acordo com fatores internos e externos, como a guerra na Ucrânia, a inflação global e as políticas econômicas dos governos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *