Governo lança ferramenta para bloquear celulares roubados em até 10 minutos

Governo lança ferramenta para bloquear celulares roubados em até 10 minutos
Governo lança ferramenta para bloquear celulares roubados em até 10 minutos

O governo federal lançou nesta terça-feira (19) uma ferramenta para bloquear celulares roubados em até 10 minutos. O sistema, batizado de “Celular Seguro”, funcionará por meio de um aplicativo ou site único, abrigado no portal gov.br.

Para acionar o bloqueio, a vítima ou uma pessoa de confiança previamente cadastrada deverá informar o IMEI do aparelho, que é um código de identificação único. O IMEI será enviado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que irá bloquear o aparelho junto às operadoras de telefonia.

Além disso, os bancos filiados à Febraban, que reúne a maior parte do setor bancário brasileiro, também aderiram ao sistema. Isso significa que, em caso de roubo ou furto, os aplicativos bancários instalados no celular serão bloqueados em até 10 minutos.

A expectativa do governo é que o bloqueio total do aparelho seja um grande desestímulo à atuação dos criminosos. Isso porque, sem o aparelho, os criminosos não poderão ter acesso a dados pessoais da vítima, como senhas e informações bancárias.

O “Celular Seguro” é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Anatel, os bancos e empresas de tecnologia. A ferramenta está disponível para download no Google Play e na App Store.

Lembrete

  • O “Celular Seguro” não substitui o registro de boletim de ocorrência, em caso de roubo ou furto.
  • A vítima ou a pessoa de confiança cadastrada poderá reverter o bloqueio do aparelho, caso o celular seja encontrado.
  • A ferramenta ainda está em fase de testes, mas já está disponível para uso.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *