O empreendedor tem ideias inovadoras

Nunca se ouviu tanto, como na atualidade as palavras: empreendedorismo, empreendedor, empreender, empreendimento, concorda? Com o avanço da tecnologia e da era digital, surgiram novas profissões e novas áreas de atuação no mercado. Mas será que o empreendedorismo é um novo conceito?

A resposta é NÃO. Na verdade, o homem sempre foi empreendedor e este conceito não está direta e unicamente relacionado à modernidade, pois não foi inventado, mas sim, desenvolvido ao longo do tempo.

Uma simples invenção do passado pode e é considerada um empreendimento, como o automóvel por exemplo e toda a sua evolução tecnológica até hoje.

O Empreendedorismo é todo processo de criação e desenvolvimento de um determinado projeto, com habilidades inovadoras, que faz com que este projeto ou negócio alcance os resultados desejados.

O Empreendedorismo nada mais é do que a atividade exercida pelo empreendedor.

O que é empreendedor?

Por outro lado, temos o personagem principal da nossa história, que é aquele que exerce o empreendedorismo. Podemos definir o empreendedor como o indivíduo que cria, planeja e executa todas as atividades relacionadas ao empreendedorismo.

Podemos traçar o perfil do empreendedor com as seguintes características:

Empreender é inovar
  • Iniciativa;
  • Criatividade;
  • Visão;
  • Comprometimento;
  • Motivação;
  • Determinação;
  • Proatividade;
  • Empenho;
  • Otimismo;

Entre outras.

O que é empreender?

Agora ficou bem clara a ideia de empreender, certo? De uma forma bem simples: “Empreender é ver além do que os outros veem” ou “Empreender é pensar fora da caixinha”.

O conceito de empreender está relacionado com ação, como consertar, modificar ou reinventar algo já existente para atingir resultados positivos ou melhores resultados.

Também pode partir de algo totalmente novo, de uma ideia original e exclusiva, desde o seu início até o resultado final.

Afinal o que faz um empreendedor?

Selecionamos aqui algumas atividades relacionadas ao empreendedorismo para você exercer sem sair de casa (online):

  1. Assistente Virtual;
  2. Info produtor;
  3. Promotor de vendas online;
  4. Redator web, tradutor, transcritor;
  5. Professor remoto;
  6. Afiliado de Marketing Digital;
  7. Dono de E-commerce;
  8. Blogueiro e etc.

Para Empreender Offline:

empreendedores se destacam
  1. Promotor de vendas de cosméticos ou outros produtos;
  2. Alimentação: marmita fit, geladinho gourmet, bolos e doces personalizados;
  3. Artesanato/customização de roupas, bolsas, chinelos;
  4. Aluguel de espaço em casa através de sites como AIRBNB;
  5. Beleza/estética: cabelos, unhas, pele, sobrancelhas;
  6. Brechó: venda de roupas e acessórios usados/seminovos;
  7. Dog Walker: passeador de cães;
  8. Marido de aluguel: o chamado “faz tudo”, que executa tarefas do cotidiano em uma residência, como trocar um chuveiro, por exemplo;

Entre outros.

Qual a diferença entre um Profissional comum e um Empreendedor?

Para uma maior clareza e entendimento, daremos 2 exemplos.

Observe:

Exemplo 1: Maria gosta de doces e resolve fazer cocadas para vender e aumentar sua renda familiar. Ela produz e vende em média 120 cocadas por mês.

Exemplo 2: Ana gosta de doces e resolve fazer cocadas para vender. Ela estuda o mercado e resolve fazer doces diversos e diferenciados.

Ana divulga nas redes sociais e trabalha com delivery. Faz cartãozinho de fidelidade e produz biscoitos da sorte para dar de brinde aos seus clientes.

Ela faz bolos, doces e lembrancinhas personalizados para festas, formaturas, casamentos, bodas, etc.

Ana hoje é microempreendedora. Investiu em um espaço maior, fogão industrial, freezer, utensílios e tem quatro pessoas trabalhando pra ela, além de ser a mais requisitada do bairro e referência na região.

Ah! já ia me esquecendo…lembra da Maria? Ela continua produzindo e entregando suas 120 cocadas todo mês, pois esta foi a meta estipulada por ela. É o que ela dá conta de atender.

Percebeu a enorme diferença?

Conclusão

Podemos então concluir que ser empreendedor é fazer tudo que os outros fazem, porém de forma diferente. É executar as mesmas funções, mas vendo com outros olhos, enxergando além do que os outros enxergam.

Empreendedores são visionários e se esforçam mais do que os outros para chegarem onde querem. Estão sempre antenados e têm características bem peculiares, que os diferencia dos demais: a coragem e a ousadia, que são combustíveis indispensáveis para o alcance dos seus objetivos.

E quando estes resultados não são satisfatórios, eles não desistem, pois são determinados e não têm medo de correr riscos.

A frase de Albert Einstein nunca fez tanto sentido como agora: “Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento.”

Sobre o Autor

Débora Cruz
Débora Cruz

Fascinada pelo mundo da leitura e da escrita, desde criança os livros eram meus brinquedos preferidos. Sempre buscando fontes de conhecimento, descobri o Marketing Digital e me especializei em Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Escrever de forma simples, clara e objetiva para qualquer perfil de leitor é o meu desafio. Além de Redatora Web, sou funcionária pública no setor contábil e faço faculdade de MARKETING DIGITAL.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


    • Muito obrigada José Carlos! Estamos sempre buscando conteúdo relevante para nossos leitores. Quem bom que gostou! Abraço!