Small caps disparam e puxam retorno de fundos de ações em 2023

Small caps disparam e puxam retorno de fundos de ações em 2023

As small caps, ações de empresas de pequeno ou médio valor de mercado, foram o destaque do ano para os fundos de ações no Brasil. O Organon FIC FIA, com uma carteira voltada para esse segmento, foi o melhor desempenho do ano com ganhos de 55% até 8 de dezembro.

A Valid (VLID3) foi a grande destaque do fundo, com uma alta de mais de 159% no período. A companhia atua nos segmentos de meios de pagamento, sistemas de identificação e telecomunicações, e passou por um processo de reestruturação nos últimos anos, o que trouxe ganhos operacionais.

Outras small caps que também se destacaram no ano foram Marcopolo (POMO4), Oceanpact (OPCT3) e B2W (BTOW3).

Fundos de ações com alocação em big techs americanas também tiveram um bom desempenho em 2023. O Arbor FIC FIA Bdr Nivel I, com foco em ações de empresas como Microsoft, Amazon e Meta, teve ganhos de quase 50% no acumulado do ano.

Para o ano que vem, a expectativa é de que o mercado de ações continue volátil, com os investidores atentos a fatores como a inflação, a taxa de juros e a eleição nos Estados Unidos.

Expectativas para 2024:

A Arbor Capital, gestora do Arbor FIC FIA Bdr Nivel I, está otimista com o desempenho das ações de big techs americanas em 2024. A gestora acredita que as ações não estão caras e que ainda vale a pena manter na carteira.

A gestora também está atenta ao processo de flexibilização monetária em países desenvolvidos ao redor do mundo. A Arbor acredita que essa tendência deve beneficiar ações de empresas ligadas ao setor imobiliário, como a Brookfield.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *